sábado, 20 de abril de 2013

Tabuleiro de xadrez gigante é lançado neste sábado em Petrópolis, RJ


Jogo está na Casa Stefan Zweig, onde morou o escritor austríaco.
Alunos de escolas da cidade puderam jogar com campeões de xadrez.



Um jogo ainda considerado elitista, mas que atrai a admiração de muitas pessoas. O xadrez começa a ganhar mais espaço, sendo incluído até no currículo escolar. Neste sábado (20), em Petrópolis, Região Serrana do Rio, um tabuleiro gigante de xadrez foi inaugurado na Casa Stefan Zweig, onde morou o escritor austríaco. O evento contou com a presença da diretoria do centro cultural e também de alunos de três escolas do município.

O primeiro do estado e um dos poucos em todo o Brasil, o tabuleiro tem o tamanho 3,20 X 3,20, feito em pedras portuguesas. Importadas, as 16 peças que compõem o jogo (Rei, Dama, Bispo, Torre, Cavalo e Peão) são confeccionadas em plástico. Neste sábado, alunos da Escola Municipal Stefan Zweig, da Escola Estadual Pedro II e do Colégio Santa Isabel, puderam conhecer de perto as estratégias do jogo com o enxadrista Bruno Wilbert (do Clube de Xadrez de Petrópolis), que será o professor do curso de xadrez no espaço, previsto para ter início no próximo dia 26 de abril. O dia inteiro será dedicado ao “jogo dos reis” e os alunos poderão brincar no grande tabuleiro e também disputar campeonatos, inclusive com a jovem gaúcha Thauane de Medeiros, que enfrentou em 2011 o campeão mundial Garry Kasparov.

A ideia de instalar o tabuleiro gigante foi inspirada na novela "Xadrez", escrita por Stefan Zweig em Petrópolis. “Um dos objetivos da casa é a integração com a comunidade, fazer eventos para a comunidade. Zweig escreveu "Xadrez" aqui e achamos que poderíamos fazer essa ligação com a comunidade, principalmente com as escolas. A aproximação com a história de Zweig e também uma aproximação cultural”, destacou o diretor Renato Bromfman.

“No xadrez, todas as peças em conjunto protegem o Rei. É um jogo que projeta a realidade da vida. Nós, hoje, começamos a aproximação com a comunidade mais jovem e que temos certeza que é o futuro de Petrópolis. Hoje, faremos a apresentação, a familiarização do xadrez que mostra também como é a vida, que mostra como peças diferentes cooperam juntas”, pontuou José Luiz Alqueres, conselheiro da diretoria.
A visitação na Casa Stefan Zweig é gratuita e pode ser feita de sexta a domingo, das 11h às 17h.

http://g1.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário